Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

26 agosto 2009

execução de Justiça em S.Paulo, 24.09.2009

Hoje em São Paulo faz um frio incomum, e chove como um choro contínuo desde o anoitecer. Os moradores da favela Parque do Engenho, no Capão Redondo, acharam inaceitável a oferta de albergamento da Prefeitura, porque iria destruir seus laços de comunidade. A ...Justiça... ordenou a reintegração de posse em favor de uma empresa, que conservava o terreno vazio há muitos anos, até 2007. Hoje. Em São Paulo faz um frio incomum, e chove.
 
http://www.tropis.org/imagext/090824-paulowhitaker-capao19.jpg
 
http://www.tropis.org/imagext/090824-paulowhitaker-capao14.jpg
 
Fotos de Paulo Whitaker. Veja todas as 19 fotos partindo de
http://noticias.uol.com.br/album/090824capao_album.jhtm?abrefoto=1
 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS EM 26.09.2009
 
Entre as respostas ao e-mail acima, que divulguei na segunda, desenhou-se o seguinte diálogo:
 
JM: Tenho acompanhado essa cena relativamente de perto, pois a Favela (e o bairro) Parque do Engenho fica num bairro vizinho ao   meu... Realmente, a situação é deplorável, a maioria das pessoas estão acampadas nas calçadas por não terem NENHUM lugar para onde ir, e se não fosse a colaboração de vizinhos com alimentos e a pouca ajuda que se é possível prestar, estariam (mais) perdidos.
 
PP: Mais uma vez dormirei chorando por meus irmãos. Ontem conversei com uma amiga q está sempre por dentro desses assuntos...bem por dentro, até o pescoço, e ela me disse que o povo do movimento sabia do despejo faz tempo, e não prepararam as pessoas envolvidas... Terrível
 
JM: Então... O terrível é: Todo mundo sabia do despejo já faz um tempo, porém as os habitantes da favela não tinham - e ainda não têm - absolutamente nenhum lugar pra ir. Portanto... deu no que deu. O mais terrível é que a prefeitura, estado, enfim: o governo não tomou nenhuma providência em relação a isso; nem antes e nem depois.
 
PP: Como assim não tomou providência??? Isso pra eles é tomar providência...jogar "esse bando de invasor" na rua... É esse tipo de coisa que nosso execrável prefeito chama de providência?... É foda.
 
DIANTE DISSO TENHO A COMENTAR:
• Trata-se de uma execução de ordem judicial, não (pelo menos na superfície) de uma iniciativa do Kassab nem do Serra. Não estou dizendo que é justa... Mas exige uma reflexão mais profunda sobre nossas instituições do que simplesmente culpar o prefeito ou o governador pela ação. Cabe culpá-los sim pela inação: não terem providenciado alternativas aceitáveis a tempo.
 
• Recebi uma informação de que o terreno da Viação Campo Limpo estaria penhorado por dívidas à Previdência, e que por isso a responsabilidade última da ação caberia à Previdência, isto é, ao Governo Federal. Vindo de pessoa ligada à oposição de esquerda, acho que essa versão precisa averiguação antes de ser propalada.

• A Prefeitura dirá que tomou providências sim, assim como a empresa que diz que ofereceu ônibus para levar os moradores até barracões de abrigo. Leiam os dois seguintes trechos de notícia (mas leiam também meu comentário final antes de me xingar!):
 
Segundo a coordenadora da Frente de Luta por Moradia, Felícia Mendes Dias, a prefeitura ofereceu albergues para os moradores, mas eles não querem essa solução, pois temem que as famílias fiquem divididas. Eles só aceitam ir para albergues se ficarem juntos. Os moradores prometem que irão permanecer no local até que suas reivindicações por moradia sejam atendidas.
 
Segundo Dione, a viação Campo Limpo, dona da área reintegrada, ofereceu transporte para levar os pertences ao um galpão, mas ele recusou por ser distante. (...) O advogado da viação Campo Limpo, Daniel Goes, afirmou que a empresa está oferecendo 14 caminhões para as famílias levarem seus pertences para o local que preferirem, e não apenas para o galpão disponibilizado pela empresa no bairro São Marcos.
"Soluções" de quem nunca sentiu no couro o que é estar na rua, o que é não ter nenhum parente com espaço suficiente em casa para receber, o que é perder todo o contato com o seus, e não ter dinheiro nem pra uma passagem de ônibus, nem pra telefonar pra refazer esse contato (além de que: telefoar pra onde, meu Deus?) - Mais: de quem nunca parou pra se imaginar de fato nessa situação. Porque eu nunca estive de fato nessa situação, mas sou capaz de imaginar a sério.
 
Enfim: me impressionou especialmente a afirmação de que os moradores não aceitaram soluções que fossem dividi-los. Me impressionou porque aí você vê o espírito de COMUNIDADE esperneando bravamente para sobreviver no mundo imposto da SOCIEDADE. Estou contrastando essas duas palavras no sentido sociológico. Quem quiser entender isso um pouco mais, sugiro os 11 primeiros parágrafos do ponto 3.2.1.1 (página 37) do meu livro Pedagogia do Convívio, capítulo que pode ser baixado pelo link http://www.tropis.org/biblioteca/pc03-historias.doc (word), ou http://www.tropis.org/biblioteca/pc03-historias.pdf pra quem preferir em PDF (mais pesado pra máquinas lentas). Claro que sou suspeito pra dizer, mas acho que vale a pena, eu se fosse vocês leria - rsrs.
 
Onde eu quero chegar: o que a Sociedade quer é que a gente realmente não forme vínculos de Comunidade. Ela nos quer, soltos, avulsos, pois assim não temos poder de resistir às suas imposições. Assim somos pecinhas dóceis pra ela manipular a vontade pros seus projetos. Toda a minha Pedagogia e Filosofia do Convívio são um projeto de investir na retomada do projeto Comunidade. Mas honestamente não sei se um dia haverá gente diposta a se arriscar a investir sua vida de fato num projeto prático de realização de utopia. Pequenos gostos pessoais (como o mero gosto de não lavar seu prato na hora que sujou) estão sempre à frente. E assim é que provavelmente continuaremos eternamente vítimas da estrutura "Sociedade".
:-(

3 comentários:

  1. a justiça é foda! é muito triste a situação em que todos estamos afundados... e é difícil vislumbrar saídas, o que me deixa mais atônico ainda...

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MEU GRANDE AMIGO TD BEM? FIQUEI MUITO FELIZ CM SEU COMENTÁRIO NO BLOG!
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO COM SEU BLOG!!!
    GOSTARIA QUE FOSSE CONHECER O FERRADURA !!
    É MUITO LEGAL, MUITO BACANA!
    EU VOU PERGUNTAR PRA MINHA TIA ESSAS INFORMAÇÕES E TAL, PORQUE ELA É MAIS VELHA QUE MEU PAI E TEM MAIS DETALHES SOBRE A INFANCIA DELE E TAL...
    AI TE PASSO TUDO POR EMAIL OK?
    PRAZER!!!
    UM FORTE ABRAÇO E UMA ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  3. Caros, esta cena mudou a minha vida e me fez começar uma luta para a qual chamo vocês: sauloditarsopsb.blogspot.com

    saulo.

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.