Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

15 janeiro 2009

Tentando esclarecer UMA PIADA

Pessoal - em 15 março de 2008 recebi um simpático desenho com um slogan de campanha pró-vegetarianismo. Apesar de bem intencionado, o slogan apresentava uma falha de redação que o deixava aberto para interpretações diferentes da pretendida. Aí, para chamar atenção para o fato (inclusive para ajudar a melhorarem a campanha) postei aqui no blog COMO  PIADA o desenho com o slogan, mais a interpretação que está naturalmente implícita naquela formulação do slogan.
 
Passados 10 meses, não paro de receber comentários a essa postagem, alguns anônimos e francamente agressivos. Há poucos dias, porém, uma pessoa chamada Abilaine postou um comentário pedindo esclarecimentos. Acabo de escrever uma resposta detalhada a ela - e achei por bem republicar aqui, em página mais atual, o "desenho da discórdia", a mensagem da Abilaine, e a minha resposta a ela. Vamos lá?
 
Desenho original:
 
Comentário ralfiano de 15/03/2008: 
 
MORALIDADE: só coma o animal
que você ama... 
:-)
 
Comentário de Abilaine em 11/01/2009:
só coma o animal
que você ama... :-)
- nao entendi muito, eu sou vegetariana, vc quiz dizer no sentido em que as pessoas nao comeriam os animais que amam? tipo, eh obivio que nao comeriam seu cachorro, entao iriam pensar? bom, sei la !
Minha resposta hoje (15/01/2009):
 
Obrigada pelo seu comentário, Abilaine. Acho que vai ser preciso esclarecer que com essa brincadeira eu NÃO estava me posicionando quanto ao vegetarianismo nem o carnivorismo (apesar de alguns povos como chineses e coreanos comerem gatos e cachorros sim).
 
Meu assunto aqui não foi a alimentação, e sim a LINGUAGEM, as armadilhas da COMUNICAÇÃO COM PALAVRAS - pois é ESSA a minha especialidade, não outra. Acontece que, embora bem intencionado, o slogan em questão foi MAL REDIGIDO. A língua portuguesa às vezes é muito sutil. O que se queria dizer ficaria inequívoco se o slogan fosse: "Animais: por que alguns você ama, e outros você come?" - Mas O JEITO QUE ESTÁ REDIGIDO sugere em primeiro lugar: "se você ama alguns animais, você não deveria comer OUTROS". Não sou eu que estou dizendo, entende? Estou apenas apontando que essa é a mensagem inevitavelmente implícita na forma bem intencioada porém mal redigida em que o slogan foi divulgado.
 
Mas existe aí também um SEGUNDO passo humorístico. Talvez VOCÊ não ache graça em humor com conotações sexuais, mas te digo que mais de 90% dos brasileiros ACHA graça nesse humor; é uma parte integrante forte na cultura brasileira, de origem indígena - por isso é etnocêntrico e arrogante quando pessoas de cultura fortemente europeizada viram as costas para essa característica da cultura popular majoritária, desprezando-a como vulgar.
 
A questão aqui tem a ver com o outro sentido do verbo "comer", no português coloquial, que é manter relações sexuais. Com esse sentido, a redação que está lá sugere que se trate de UMA CAMPANHA PELA MONOGAMIA, e não pelo vegetarianismo, tornada ainda mais cômica por chamar o parceiro (evidentemente HUMANO) de "animal", de um modo como certa população machista mais bruta ainda faz (p.ex., dizer "mulher é bicho burro").
 
Ou seja, tirado do contexto do desenho o slogan poderia significar: "só faça sexo com quem você ama, e não com outros", porém da forma extremamente canhestra, atrapalhada, de algum brutalhão que estivesse tentando ser delicado ou correto... E para quem não é desprovido de senso de humor essa imagem É engraçada, porque estapafúrdia.
 
O humor é uma das características exclusivas mais importantes do ser humano. Sobretudo o SABER RIR DE SI MESMO, inclusive das suas próprias convicções e crenças (SEM deixá-las de levar TAMBÉM a sério) é um indicador inequívoco da saúde mental e emocional. As violências mais terríveis foram perpetradas por líderes que não tinham senso de humor - que só se levavam a sério.
 
Tudo isso está implícito na minha brincadeira com o slogan bem intencionado porém mal redigido dessa campanha em prol do vegetarianismo. Será que agora está mais claro?
 
Abraços a tod@s!!
.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. pq tem mais carne kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.