Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

03 abril 2008

atualização de vocabulário: ESPAÇO SCHENGEN

Todo mundo aqui já sabe o que é Espaço Schengen?
 
Se não sabem tá na hora de ficar sabendo, pq a expressão está aparecendo cada dia mais:
 
É quase equivalente a União Européia, mas não é: é a área da Europa dentro da qual se circula de país pra país sem passaporte. Exclui Reino Unido ("Inglaterra") e Irlanda, que fazm parte da União Européia mas não abrem mão desse controle, e inclui agora vários países do leste europeu. E parece que a Suíça quer aderir ao Espaço Schengen sem aderir ao aspecto econômico da União Européia.
 
O pessoal que tem sido barrado na Espanha não tem sido barrado para entrar na Espanha, e sim para entrar no Espaço Schengen - cujas regulamentações conjuntas pressionam cada um dos países membros a endurecer as fronteiras externas.
 
Nome esquisito, um tanto macabro, né? Parece coisa de ficção científica...   Fiquei pensando:  acho que nós outros povos do mundo queremos entender como ESPAÇO CHEGUEM - mas na real é pra ser mesmo ESPAÇO XINGUEM ...

2 comentários: