Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

02 março 2010

africanos já faziam arte há 65 mil anos

Acho absolutamente injustificado o uso das aspas na palavra "arte", no texto abaixo - mas vale a essência da informação! (Ralf)
 

01/03/2010

Ninho de criatividade

Dê uma boa olhada nos fragmentos coloridos acima. Não é preciso ser um conhecedor de arte abstrata para detectar o que poderíamos chamar de "estilo" -- um padrão de linguagem visual, em suma --, ainda que a gente seja incapaz de precisar exatamente de onde vem a sensação. A conclusão é inescapável: africanos de 60 mil anos atrás já estavam fazendo "arte".

A matéria-prima, aliás, não podia ser mais africana: ovos de avestruz, conforme explica a equipe liderada por Pierre-Jean Texier, da Universidade de Bordeaux, em artigo na edição on-line da revista científica "PNAS".

Os pesquisadores acharam os cacos dos ovos durante escavações no abrigo rochoso de Diepkloof, na África do Sul. Análises dos padrões geométricos indicam um estilo típico que se manteve, com uma ou outra mudança, entre 65 mil e 55 mil anos atrás.

Os caçadores-coletores de hoje costumam usar ovos de avestruz como garrafas d'água portáteis, e essa mesma função parece ter sido desempenhada pelos ovos na Idade da Pedra africana, porque há sinais da abertura cuidadosa de furos em certos fragmentos estudados pela equipe de Texier.

Ao mesmo tempo, porém, adornos nesses contêineres serviriam para indicar a identidade cultural do portador -- sua tribo, por exemplo --, e é para isso que as gravações eram feitas nos ovos, aposta a equipe de pesquisadores.

Escrito por Reinaldo José Lopes às 20h43

2 comentários:

  1. A verdadeira história de vida, meu nome é libanesa, casei-me por 13 anos, meu casamento está se deteriorando há algum tempo, então estava prestes a se desfazer, eu era sua leal fiel esposa de apoio e confiança, ele tinha um lado selvagem adicional que estava fora de controle , O último incidente foi quando descobri que ele estava tendo um caso duas semanas antes do nosso 14º aniversário de casamento. Do nada, meu marido acabou de falar comigo sobre o divórcio, fiquei tão magoado e sendo uma mulher independente, pensei que podia lidar com ser solteiro, era tão difícil seguir em frente, então tive que procurar ajuda on-line. Nossos terapeutas de casamento e família pensaram que "algo" não estava certo sobre meu marido, eu entrei na internet e descobri o Dr. Fayosa e suas boas críticas ao trabalho com feitiços, entrei em contato com ele por E-mail (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou Whatsapp +2348151918774 que pedi um feitiço de Amor em seu templo e 24 horas depois que o feitiço foi feito e completado na manhã do dia dia seguinte por volta das 09:34 da manhã eu estava aliado chocado com a forma como meu marido me ligou me dizendo o quanto sentia minha falta, seu feitiço funcionou tão rápido e meu marido tem sido tão amoroso ultimamente Natural e eu estou tendo um casamento feliz depois de usar seu feitiço de amor, se você estiver em um casamento sem amor e infeliz que não pode ser recuperado, acredite em mim Há luz no fim deste túnel e há um grande poder que pode restaurar relacionamentos e casamentos desfeitos, não importa quanto tempo vocês tenham partido, encontre-se com um grande homem que possa controlar o sol e a lua para trabalhar para você e resolver seu problema, cure seu casamento \ relacionamento e economize seu dinheiro Você pode entrar em contato com o Dr. Fayosa em seus detalhes de contato. E-mail: (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou Whatsapp +2348151918774

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira história de vida, meu nome é libanesa, casei-me por 13 anos, meu casamento está se deteriorando há algum tempo, então estava prestes a se desfazer, eu era sua leal fiel esposa de apoio e confiança, ele tinha um lado selvagem adicional que estava fora de controle , O último incidente foi quando descobri que ele estava tendo um caso duas semanas antes do nosso 14º aniversário de casamento. Do nada, meu marido acabou de falar comigo sobre o divórcio, fiquei tão magoado e sendo uma mulher independente, pensei que podia lidar com ser solteiro, era tão difícil seguir em frente, então tive que procurar ajuda on-line. Nossos terapeutas de casamento e família pensaram que "algo" não estava certo sobre meu marido, eu entrei na internet e descobri o Dr. Fayosa e suas boas críticas ao trabalho com feitiços, entrei em contato com ele por E-mail (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou Whatsapp +2348151918774 que pedi um feitiço de Amor em seu templo e 24 horas depois que o feitiço foi feito e completado na manhã do dia dia seguinte por volta das 09:34 da manhã eu estava aliado chocado com a forma como meu marido me ligou me dizendo o quanto sentia minha falta, seu feitiço funcionou tão rápido e meu marido tem sido tão amoroso ultimamente Natural e eu estou tendo um casamento feliz depois de usar seu feitiço de amor, se você estiver em um casamento sem amor e infeliz que não pode ser recuperado, acredite em mim Há luz no fim deste túnel e há um grande poder que pode restaurar relacionamentos e casamentos desfeitos, não importa quanto tempo vocês tenham partido, encontre-se com um grande homem que possa controlar o sol e a lua para trabalhar para você e resolver seu problema, cure seu casamento \ relacionamento e economize seu dinheiro Você pode entrar em contato com o Dr. Fayosa em seus detalhes de contato. E-mail: (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou Whatsapp +2348151918774

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.