Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

23 julho 2009

mais sobre o BLEFE SUÍNO

(1) Transcrevendo: "Para colocar os pingos nos is, o Viomundo entrevistou o médico epidemiologista Eduardo Carmo Hage, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

Viomundo - ... vamos direto ao x da questão: a reportagem da Folha procede ou não?

Eduardo Hage - Não. Há um erro capital na matéria, e o jornalista foi alertado. Mesmo assim, ele utilizou parâmetros do estudo para o vírus H5N1 [responsável pela gripe aviária] para calcular quantas pessoas poderiam ser infectadas pelo H1N1 [causador da gripe suína], quantas precisariam de cuidados médicos e quantas seriam internadas por complicações da doença. Os parâmetros utilizados pela Folha de S. Paulo são totalmente furados. Não têm base epidemiológica, estatística, científica. Foi um chute a quilômetros de distância do alvo. (...)

Viomundo - E para quem está com sintomas de gripe, o que senhor recomenda?

Eduardo Hage - Evite freqüentar locais fechados, com pouca ventilação. O ideal é permanecer em casa enquanto estiver com tosse, febre e outros sintomas, pois evita a disseminação no trabalho, na escola. Aí, claro, de acordo com a avaliação médica, que vai indicar ou não a adoção de outras medidas. No mais, levar a vida normalmente. Todos os anos, no mundo inteiro, enfrentamos epidemias de gripes que têm características de pandemia. Em 2009, não será diferente. Não há nenhum risco a mais do que enfrentamos nos anos anteriores."

Veja a matéria completa em http://www.viomundo.com.br/denuncias/reportagem-da-folha-sobre-gripe-suina-e-totalmente-furada-uma-irresponsabilidade/

(2) Por quê a mídia insiste em querer dizer que estamos sob um risco extra?
Pista 1: vender mais jornais e/ou conseguir mais audiência ou visitação em suas páginas.
Pista 2, já cantada por médicos sérios desde o início, mas ainda não suficientemente mencionada:
 
http://www.tropis.org/imagext/090722-tamiflu.jpg
 
Mas será um fabricante de medicamento seria capaz de pagar diretamente à mídia? - Naturalmente incluo aí a garantia de verbas publicitárias, etc...
 
Eu não sei. Mas sugiro que assistam "O Jardineiro Fiel" - ficcção baseada em pesquisas reais sobre as coisas de que indústria farmacêutica é capaz. 
 
A gente termina pensando que o Apocalipse estava sendo realmente profético ao prometer "o lago que queima com fogo e enxofre" aos PHARMAKÓI, palavra usualmente traduzida como "feiticeiros" ou "envenenadores"
...

Um comentário:

  1. Gripe suína e seu tratamento provilegiado na mídia, nas autarquias...
    Desde o início algo inusitado... apenas sentido... o tipo de coisa mais intuído que prescinde de discussões e provas. Sabe-se! Algo como comprar aquela blusa por "ser a sua cara"! Passa-moleque mundial a G7 mãos para manter a Roda da Vida. Lembrem-se que um eclipse do Sol corroborou a Teoria da Relatividade de Einstein. A escuridão trouxe a Luz!

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.