Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

12 novembro 2008

Re: Sr Thomas Sixel

Tem pessoas que, por mais que saibamos que já mereciam passar para além das lutas deste planeta, esperneamos egoisticamente pela falta que sabemos que vão fazer.
 
Bernardo Thomas Sixel foi com certeza uma das inteligências mais criativas e independentes no movimento antroposófico brasileiro, se não a mais - mesmo que não concordássemos em tudo.
 
Eu queria muito ter concluído minha proposta de revisão do seu FUNDAMENTAL estudo Quilombismo e Mazombismo, e enviado a ele pedindo seu parecer e autorização para divulgar. Mas as coisas imediatas sempre nos deixam atrasados em relação a outras coisas que na verdade seriam mais importantes...
 
Sinto a necessidade imperiosa de expressar publicamente o meu grande abraço a Bernardo Thomas Sixel e a gratidão por tudo o que realizou entre nós!  Valeu, Thomas!!
.........................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506
 
----- Original Message ----- From: Biodinamica  ---- Sent: Wednesday, November 12, 2008 11:44 AM

Prezados(as) Senhores(as),
 
Notificamos o falecimento do Sr. Bernardo Thomas Sixel, amigo e mais antigo membro da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, ocorrido hoje, 12/11/2008, no início da manhã.
 
O Velório ocorrerá na Comunidade dos Cristãos, no Bairro Demétria, a partir das 13:00hr.
 

2 comentários:

  1. Ralf,

    Só agora fiquei sabendo -com grande pesar- do falecimento do sr. Bernardo Thomas Sixel, através de uma amiga; mandei um email para Thomas, com cópia para esta amiga,e a mesma veio me informar que o Thomas já havia falecido há alguns meses...

    Aproveito, e queria fazer um pequeno depoimento, de como conheci o sr. Thomas - ainda que somente
    em âmbito virtual.

    Certa vez, em 2005, achei numa revista antiga uma carta na seção de leitores, fazendo observações sobre um artigo de J. Bergier que fora publicado sobre Steiner, em 1977, artigo este que continha algumas imprecisões ; quem assinara a carta era o BT Sixel. Resolvi procurá-lo, pois sabia que ainda estava vivo -tinha visto um artigo recente dele na revista de Biodinâmica-, e sem conhecê-lo, resolvi escrever-lhe. Ele não só respondeu meu email, mesmo sem me conhecer e não ter quaisquer referências a meu respeito, como começamos a trocar mensagens constantemente. Ele chegou a corrigir um textinho meu sobre antroposofia, quando lhe pedi ajuda. Sempre respondeu,com afabalidade e amizade, com paciência e atenciosidade, sem deixar de ser sincero - ele não hesitou em ser bem franco quando eu estava sendo apressado e teimoso-, às minhas inúmeras mensagens.

    Lamento muito não ter podido conhecê-lo pessoalmente, nem poder privar mais de sua intimidade e pessoa. Para mim era um amigo, ao mesmo tempo distante no espaço, mas próximo na alma e no coração. Mesmo sem nunca tê-lo visto e conversado com ele in loco, tenho diante mim
    -claramente- uma imagem anímica de sua pessoa. E não foi difícil conceber como tal homem, por suas qualidades e caráter, era objeto de respeito e estima entre os que realmente o conheceram: Era uma pessoa afável, generosa, modesta, serena, sábia; tinha uma grande criatividade, independência de espírito, e um conhecimento raro e vastíssimo sobre Antroposofia e as obras de Steiner. É uma perda irreparável não só para os antroposofistas,
    mas para o meio espiritualista brasileiro de um modo em geral.

    Encerro este singelo depoimento com um dos versos que Thomas mais gostava e se emocionava- conforme uma vez me disse num email-, do grande místico e poeta Angelus Silesius:

    "Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém
    mas não em vossa Alma
    Ainda assim estaríeis perdidos.

    Na verdade, a Palavra Eterna
    sempre está nascendo no hoje.
    Onde? Em um alma que se perdeu
    em si mesma.

    Somente passa pela porta da beatitude
    quem tiver renascido
    em uma vida totalmente nova.

    Ó homem, tu perguntas
    Onde podes encontrar o Trono
    de Deus?
    Ele está onde Deus renasce em ti...

    Como seu Filho, se renasces em Deus, em
    certo sentido fazes com que
    Ele renasça em ti.
    Quando sais de ti, Ele
    entra em Ti."

    Angelus Silesius, in: "O Peregrino Querubínico"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite! que depoimento lindo! Ralf nem sabia desse seu post.Agora depois de 10 anos quemeu pai faleceu estou a procura de alguns textos dele e resolvi pesquisar pela internet me deparei com vcs, aqui dando os depoimentos! Fico emocionada e realmente feliz!Meu pai sempre presente ainda! Vamos conversar sobre a publicacao do texto quilombismo! Um abraço!

      Excluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.