Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

30 maio 2008

Como transformar os morros do Rio numa ilha grega

 
Como transformar os morros do Rio numa ilha grega (ou 'cidadezinha mediterrânea', vá lá)
-- por que os traficantes têm idéias que nenhuma "autoridade" tem? --
 
 
A foto é de Carlos Moraes, agência O Dia, e saiu no UOL.  Mostra o Morro da Mineira, no Centro do Rio de Janeiro, onde traficantes estariam obrigando os moradores a pintarem as casas todas da mesma cor "para dificultar a ação da polícia".
 
Fico pensando: quê grande diferença faz para a polícia, se antes as casas eram todas de tijolo exposto, com uma ou outra parede de reboco cinza (ver acima e abaixo das casas pintadas).
 
Por outro lado, fico pensando na grande diferença que efetivamente faz em termos paisagísticos, urbanísticos, de reencantamento da vida, que essas casas estejam pintadas -
 
... embora pelo espírito brasileiro não precisassem ser efetivamente da mesma cor. Do jeito que está, admito que está mais pra Grécia, Norte da África, Sul da França ou de Portugal... Ainda assim, será que se o brasileiro tivesse um mínimo de disponibilidade de recursos e de tempo para isso, gostaria de viver num mar de casas da cor monótona do tijolo exposto?  Duvido!  Vá ver o interior de onde muitos desses moradores de favela vieram!
 
Já imaginaram um programa de mutirões fornecendo material de reboco e tinta e bolsa pelo tempo de trabalho empregado...  em lugar da burguesada que manda continuar torcendo o nariz para a 'minoria' amplamente majoritária que "enfeia 'nossa' cidade" com esses morros sem cor?
 
Vão dizer que não tem urgência nenhuma nisso? Que é preciso cuidar da saúde e educação? E se eu dizer que a harmonia visual do ambiente é uma condição sine qua non para a educação e para a saúde do ser humano?
 
Muitos vão rir. E fica por isso mesmo. Quem sabe sabe; quem não sabe ri; e infelizmente costuma mandar...
 

4 comentários:

  1. Oi Ralf! Gostaria que você fosse um pouco mais específico sobre "harmonia visual do ambiente". Apenas com relação a agrupamentos de casas, para simplificar.
    Quanto ao resto (importante para a educação e para a saúde...), não há porque discutir.

    ResponderExcluir
  2. e no morro de frente da mineira o da coroa pintaram de branco. A mineira de verde e a coroa de branco.

    ResponderExcluir
  3. Caro Ralf...Sou descendente de gregos e estava buscando fotos das casas da Grécia, branquinhas e azul, eu acho lindo. Por coincidência acabei parando no seu blog e tb por mais coincidência eu estava para começar a enviar uma mensagem aos meus amigos brasileiros, tipo sugerindo a idéia de pintar as casas das favelas imitando as casas gregas. Concordo com vc sobre a harmonia visual que daria ao ambiente, uma vez que por causa da Copa e das Olimpiadas embelezaria um pouco as favelas. Bem, é só uma sugestão pois os tijolos aparecendo deixa um aspecto relaxado. Acho que ficaria bem bonito independente de ordem de traficante ou não. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Prezado,
    Estava buscando fotos do Morro da Mineira e encontrei este blog. Gostaria de corrigir um erro grotesco teu, quando afirma que os moradores estavam sendo obrigados pelos traficantes a pintarem suas casas "para dificultar a ação da polícia". este é um projeto de péssimo gosto ético e estético, que se chama Cimento Social. Encontrar esta mentira na internet apenas me faz comprovar a desinformação que a internet pode gerar.
    Em resumo, cheque suas fontes. Não invente mentiras e não passe pra frente fofocas através de blogs.

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.