Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

27 dezembro 2007

Uma [teoria da] CASA, de presente para Ana Estrella no seu aniversário

Olá Ana Estrella,

você me pergunta como foi mesmo que eu defini "casa" na nossa conversa de ontem - mas eu não costumo gravar conversas de msn, então aquelas palavras exatas nunca mais... A idéia, de qualquer modo, era a seguinte:

A casa não é meramente um lugar onde você abriga o corpo, mas é um pedacinho do mundo exterior que você impregna com a sua alma. É um pouco do seu interior, exteriorizado. Faz parte ao mesmo tempo do mundo exterior, e de você: foi você que escolheu as coisas, pôs do seu jeito, impregnou até com o seu cheiro.

Por isso (e isto eu não disse ontem) a gente SE reconhece na nossa casa, seus detalhes e objetos. É um pouco como um espelho, mas de maneira ainda mais rica, pois não reflete apenas aquele mesmo instante e estado de alma (como faz a imagem do espelho - com a qual continuamos solitários, convivendo com uma imagem que apenas reafirma o mesmo tom que estamos emitindo a cada momento, perpétuo samba-de-uma-nota-só): na casa eu como que me reencontro em diferentes momentos e aspectos de mim, projetados em diferentes detalhes e aspectos da casa - detalhes e aspectos que vêm carregados da memória do momento em que foram adquiridos e de todos os momentos que já passaram conosco...

Desse modo a casa ajuda a tornar meu interior visível, não só aos outros a quem recebo nela como se fosse um pouco dentro de mim, mas visível também a mim mesmo - e me ajuda portanto a ordenar e a integrar diferentes partes de mim.

Fazemos isso sabendo ou não sabendo - mas saber pode ter uma grande utilidade: afinal nem sempre podemos estar em casa, e se eu sei que o que me acolhe em casa é menos a sua matéria que os aspectos de mim mesmo que estão projetados e impregnados naquela matéria... então sei que a essência da minha casa está comigo em qualquer lugar onde eu estiver. Assim como me reconheci no exterior, posso agora me voltar para dentro de mim e reconhecer minha casa no meu interior.

Talvez como o clarão da Terra que ilumina a Lua, e de lá ilumina mais uma vez a Terra: quando vemos a Lua quase-nova, geralmente não sabemos que a sutil luz azulada que vem da sua parte quase-escura é nossa própria luz.

Mas se eu souber que o calor que me vem da minha casa é meu próprio calor, então posso reduzir a sensação de estar sem lar e desamparado quando estiver longe dela: sei que a carrego dentro de mim onde eu estiver.

Pois na verdade la maison c'est moi (ou, tornando o francês mais correto e o trocadilho ainda mais infame: chez moi c'est moi): minha casa sou eu.

PS: o blog da Ana Estrella desta conversa é http://anaestrella.blogspot.com/
Hoje, 27/12, é aniversário dela... e então mando ESTA CASA de presente!

(Aliás, coitada... quem mandou ter pai metido a filosofador: ganha de presente UMA TEORIA DE CASA... Se eu tivesse me dedicado a ser capitalista, alto executivo ou outro tipo qualquer de ladrão, poderia dar uma casa de verdade... :(

Mas aí me pergunto: será que a tal casa, construída com trabalho alheio expropriado,
conseguiria ter esse calor de que falamos aqui? )

2 comentários:

  1. Muitíssimo obrigada!!! :)
    Adorei a casa!!(super aconchegante)!
    Amei a teoria! (algo de vc veio)...
    Nao há presente que possa superar o seu esforço por nos criar tantas casas e aconchegos pra nos criar!
    Obrigada sempre!
    Beijos e abraços calorosos e masagísticos (como sempre)! ;)

    ResponderExcluir
  2. nada mal como albañil, o carpintero, o arquitecto!
    FELICITACIONES...
    y gracias, porque si la casa es para mi hija, la considero también un poco mía...
    no tanto para disfrutarla cuanto para criticarle la bagunça...je je, manías vengativas de vieja bruja....

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.