Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

21 julho 2008

Mais sobre o caso RAPHAEL AUGUSTAITIZ x BELAS-ARTES

Reproduzo aqui minha troca de mensagens com a Ouvidoria da Faculdade de Belas Artes. Naturalmente as mensagens mais antigas estão no fim...
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, July 21, 2008 2:10 PM
Subject: Re: Mensagem enviada através do site para Ouvidoria

Srs
 
Não há nenhum dado novo na sua nota oficial. Tomei a iniciativa de escrever porque já sabia precisamente disso.
 
E meu contato foi justamente para dizer que a atitude DA INSTITUIÇÃO foi de quem tem ALMA PEQUENA, e não de quem é artista. Uma atitude burocrática, morta, e não de quem tem jogo de cintura como todo verdadeiro artista - E TODO VERDADEIRO EDUCADOR. E portanto uma atitude de quem não merece o nome de instituição de ensino de arte. 
 
Se Rafael Augustatiz queria denunciar alguma coisa, conseguiu. Lamento que às custas do diploma dele, o que o torna um mártir. Pois o custo para ele foi altíssimo, enquanto para a instituição não mais que um pouco de material de limpeza, ou no máximo alguns baldes de tinta. Nada que tenha arranhado nem de leve os resultados econômicos da empresa e os pro-labores de seus controladores.
 
"Amanhã é dos loucos de hoje", dizia Fernando Pessoa (também desqualificado em sua época, e hoje tido por alguns como o maior poeta moderno em qualquer língua).  Enxerguem-se, senhores! Os senhores pensam quem estão mostrando seriedade, mas quem está fazendo papel ridículo diante da opinião pública são vocês, e não o (ex-)aluno!!! Acordem!
 
Ou então de uma vez meus pêsames.
 
Ralf Rickli - pedagogo, sócio-educador, escritor
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506
----- Original Message -----
Sent: Monday, July 21, 2008 1:43 PM
Subject: RES: Mensagem enviada através do site para Ouvidoria

 

Nota Oficial do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo


18/07/08

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em face da reportagem publicada, nesta data, pelo jornal Folha de São Paulo, informa que, após Processo Administrativo Disciplinar, desligou Raphael Guedes Augustaitiz.

 

O referido ex-aluno não cumpriu os requisitos regimentais deste Centro e do curso para apresentação de trabalhos finais, pois não apresentou no prazo determinado aquele que deveria ser seu trabalho de conclusão de curso, tendo sido, por esta razão, reprovado.

 

No dia marcado para a apresentação dos trabalhos finais do curso de Artes Visuais, o ex-aluno, que não estava relacionado pelos motivos apresentados, promoveu a invasão deste Centro Universitário e praticou atos de vandalismo contra o seu patrimônio, juntamente com mais 40 pessoas. Funcionários foram agredidos e a comunidade acadêmica sentiu-se ameaçada pela hostilidade da ação, como se pôde verificar pelas imagens e reportagens divulgadas nos principais veículos de comunicação deste país.

 

O Centro Universitário Belas Artes não aplicou punição acadêmica ao ex-aluno, pois a reprovação já havia ocorrido pelo não cumprimento dos prazos e não apresentação do trabalho final. O ex-aluno foi desligado após processo administrativo disciplinar, única e exclusivamente, em decorrência da agressão a funcionários e dos danos causados ao patrimônio da Mantenedora da Instituição de Ensino, condutas disciplinadas em lei e sujeitas à ação penal.

 

Desde a sua fundação, em 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo promove o estudo das artes e o debate acerca das demais áreas do conhecimento entre alunos e sociedade de forma dinâmica e participativa.

 

 

 

Agradecemos  o contato e continuamos à disposição.

 

Canal da Ouvidoria Belas Artes

 

Vera Lucia Silva

 

Contato:

Rua Dr. Álvaro Alvim, 114 –  Piso Térreo

 

De 2ª a 4ª e 6ª Das 8h às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Fone: 576 5849

 

 


De: Ralf Rickli [mailto:rr@tropis.org]
Enviada em: sexta-feira, 18 de julho de 2008 10:49
Para: Fabio Pereira Espindola; Ouvidoria Belas Artes
Assunto: Mensagem enviada através do site para Ouvidoria

 




Está mensagem foi enviada via site para a ouvidoria e tem as seguintes informações:

Enviado por: Ralf Rickli
Email: rr@tropis.org
DDD: 11
Telefone: 8552-4506
Assunto: Crítica
Usuário: Comunidade

------------------------------------- Mensagem -------------------------------------


Triste. Sua faculdade está fazendo um papel ao mesmo tempo violento e ridículo, ao PREJUDICAR UMA VIDA como punição por um sustinho no seu patrimônio - tão "inho" que em um dia já estava resolvido. Prova de o quanto a ação do aluno foi criativa e BEM focalizada, CONSIDERADO O CONTEXTO (denúncia da subordinação do conceito de arte aos valores da burguesia). Note-se que não sou pixador, sou pedago, educador há 32 anos e escritor. Convido a que leia minha manifestação completa no meu blog, em http://pluralf.blogspot.com/2008/07/o-transgredir-burgus-cmico-por-ridculo.html Se os senhores tiverem um MÍNIMO conhecimento de História, saberão o julgamento dela será equivocamente favorável ao estudante Augustaitiz, e não aos senhores. A menos que ainda tenham a humildade e bom-senso de voltar atrás em sua PROFUNDAMENTE MESQUINHA decisão!!!

Fri, 18 Jul 2008 10:49:00 -0300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.