Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

22 dezembro 2009

A espantosa história da reunião de Obama com o grupo BASIC, segundo o Financial Times

O relato sobre Copenhague 2009 publicado hoje no Financial Times conclui com o que me parece a história mais espantosa dessa conferência já não pouco surpreendente.

Conta como teria começado a famosa reunião de Obama com os líderes de um certo grupo BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China), surgido de repente no lugar do já bem conhecido BRIC - reunião cuja foto foi distribuída pelo New York Times e reproduzida entre nós pelo Azenha (tentarei inserir também aqui), e que, a crer em diversos relatos, teria sido um dos momentos mais decisivos de toda a conferência...
 
Justo porque teria sido tão importante a história fica sendo tão espantosa - e, pelo menos para o meu gosto, saborosa - que resolvi traduzir e compartilhar:

O encontro de Barack Obama com os líderes das maiores economias em desenvolvimento, na sexta à noite, talvez tenha sido o acontecimento mais cômico [farcical: farsesco, burlesco] dessas duas semanas de confusão. Às 7 da noite o líder da maior economia do mundo deveria se reunir com Wen Jiabao, o primeiro ministro chinês, numa sala nos fundos, isolada do resto da conferência por forte segurança.

O Sr. Obama adentrou a sala e - de acordo com fontes dos EUA - descobriu que o interlocutor pretendido já se encontrava lá - profundamente entretido em conversações com Manmohan Singh, o primeiro ministro indiano que, segundo havia sido dito aos americanos, já teria ido embora da conferência, juntamente com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o da África do Sul, Jacob Zuma.

O líder dos Estados Unidos chamou alto: "vocês já estão prontos para falar comigo?"
[called out: "Are you ready for me?"]. Não havia lugar à mesa, mas o Sr. Lula deu uma espremida na roda, dando lugar para que o Sr. Obama puxasse uma cadeira e sentasse.

Fonte: Financial Times - 21.12.2009, 02h00 (parágrafos finais)
http://www.ft.com/cms/s/0/a1da3524-edcf-11de-ba12-00144feab49a.html
 
Do NYT, http://graphics8.nytimes.com/images/2009/12/18/world/18cnd-climate-2/articleLarge.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.