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Compartilho aqui a mensagem que mandei hoje cedo aos colegas do curso Pedagogia da Arte da Paz, que é uma especialização em educação infantil com base na Pedagogia Waldorf
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Caros colegas
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Recebi a seguinte frase de Ivan Illich, o mais ferrenho e lúcido inimigo da instituição "escola" nos anos 70-80.
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Escola é a agência publicitária que faz você acreditar
que precisa da sociedade do jeito que ela está.(School is the advertising agency which makes you believe that you need society as it is).
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É sério. E é por isso que até hoje trabalhei com educação fora da instituição escolar... mas sem jamais perder a esperança de que possamos ter uma escola que seja outra coisa!
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Naturalmente a Waldorf já pretendia, desde o início, ser uma outra coisa - mas não me parece garantido que realmente cumpra o papel transformador para o qual foi concebida caso a gente não assuma isso conscientemente!
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Ontem, na aula da Prof.ª Helena Urben, falei várias coisas que ficaram pela metade... Uma delas foi a observação de que o sistema escolar alemão faz com que já aos 10 anos de idade a criança tenha que entrar por um ou por outro tipo de carreira escolar num ato mais tarde irreversível - mantendo assim a divisão da sociedade entre elites dirigentes e técnicos executores (ainda que de alto nível). Hoje há tentativas (ainda não generalizadas) de retardar em dois anos essa decisão tão dramática, com os "Orientierungsstuffe", ou "séries de orientação".
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Mas o objetivo de ter falado disso era dizer o seguinte, que acabei não dizendo: é quando temos conhecimento desse sistema, que vem de séculos, que podemos avaliar o quanto a Escola Waldorf foi uma proposta socialmente revolucionária na Alemanha - pois ela fura essa divisão ao oferecer uma escola única e abrangente até o fim do Ensino Médio. E isso eu só percebi de ontem para hoje, a partir daquelas questões que surgiram na aula da Helena.
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Nunca se deve desconsiderar que Rudolf Steiner propôs a Trimembração Social e a Pedagogia Waldorf ao mesmo tempo, no ano em que terminou a I Guerra Mundial (1919), as duas explicitamente como investimentos na criação de uma sociedade mais sã, diferente da anterior, que havia conduzido inevitavelmente à tragédia da guerra.
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Acontece que no Brasil a linha de divisão social se mostra no sistema escolar em outros pontos, não no mesmo que na Alemanha.
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E isso significa que não basta reproduzir as formas como são praticadas na Alemanha para que a Educação Waldorf tenha aqui o efeito socialmente sanante que tem lá (ou que ela foi projetada para ter). Aqui o desafio talvez seja muito maior, parece impossível mesmo...
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... mas se não estivermos preocupados em descobrir como conferir à Educação Waldorf realizada no Brasil uma função socialmente sanante como a que lhe foi destinada em seu contexto original, então ainda estaremos papagaiando formas sem realizar a essência da PW. (Essência = o que faz alguma coisa ser o que ela é).
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Tenho certeza de que ninguém tem resposta suficiente a essa questão, até agora. Isto é: que ela é um desafio para nós e para as próximas gerações. (Motivo bastante para nos manter vivos e atuantes pelas próximas décadas, talvez séculos...)
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Isto não é uma exposição de idéias já organizadas de antemão, é uma reflexão "em voz alta", em que vou percebendo novos aspectos à medida em que escrevo - mas a vontade de compartilhar com os colegas foi forte, então aí está.
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Abraços a tod@s,
Ralf
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muito bom Ralf, acho que vale a pena aprofundar sua reflexão sobre o tema. Abraço.
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