Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

01 outubro 2010

o porquê dos meus votos, em poucas palavras

Compartilho com os amigos minhas opções para as eleições de 3 de outubro, com algumas poucas palavras explicando por quê.
Os de outros estados me desculpem, mas começo com a escolha mais crítica para os eleitores de São Paulo, como eu atualmente:
.
MERCADANTE 13 governador
Moro no estado de SP há 23 anos, 13 deles na capital, frequentando-a intensamente nos outros 10.
Vi pessoas desesperadas tentando chegar ao trabalho sobre o teto dos ônibus ou penduradas nas portas nos tempos de Jânio Quadros, vazio tenebroso na cultura nos tempos de Maluf e Pitta, legiões de cidadãos vivendo nas calçadas sob Serra e Kassab. Mas vi o transporte, a cultura, a educação e a moradia melhorarem inacreditavelmente em prazos de 2 anos nas gestões do PT: Luiza Erundina e Marta Suplicy. O estado de São Paulo como um todo precisa ter a chance de experimentar isso - e para tanto agora só precisamos garantir que o candidato do psdb não ganhe no primeiro turno: depois temos mais um mês para virar o jogo por inteiro.
.
DILMA 13 presidente
Admiro Marina Silva, vejo nela uma grandeza pessoal análoga à do Lula, e ainda quero vê-la presidente - mais adiante.
Pois o que tenho de conhecimento & entendimento me força a reconhecer Lula como um dos maiores gênios políticos da história. Sua construção da viabilidade interna do país com movimentos de escala internacional mostra-o como o primeiro líder a entender o alcance da força da globalização e a começar a inventar meios de domá-la.
Óbvio que se pode encontrar imperfeições na sua realização, pois humanos perfeito não existem, mas alguns se queixam de Lula deixar um buraco na estrada sem atentar pra que ele fez a estrada subir um Everest. E, se na reta final dessa imensa realização histórica, ele aponta Dilma como a pessoa ideal para o momento, não é agora que irei duvidar do seu tino.
(Obs.: quanto a Plínio, vejo nele o perfil de um excelente senador, jamais de um presidente).
.
SARGENTO FERNANDO 4010 (PSB) deputado federal
Pela bravura de combater a corrupção, o arbítrio e a formação imbecilizante dentro do exército a ponto de pôr em risco a própria vida, e de  dar visibilidade nacional à sua relação estável com outro sargento em defesa da sua causa e da vida do companheiro - mostrando a milhões de jovens como ele que sua orientação sexual não é incompatível com caráter, coragem e responsabilidade social - e naturalmente por seu belo programa de luta pela dignidade humana nas mais diferentes frentes: veja www.sargentofernando.com.br
Obs.: se pudesse dar 2 votos para esse cargo, votaria mais uma vez na brava Luiza Erundina 4021 - curiosamente, também no PSB.
.
CARLOS NEDER 13999 deputado estadual
Voto nele confiando no aval do meu representante municipal, vereador Nabil Bonduki - entre outras coisas porque isso irá viabilizar a continuidade de Nabil na câmara, posição de onde já deu contribuições inestimáveis nas questões de habitação e plano diretor, além uma das maiores contribuições já feitas à cultura da cidade de São Paulo (o Programa VAI). Mas confesso que minha ligação com a região de Santos também me tenta a votar mais uma vez em Telma de Souza 13004.
.
MARTA 133 e NETINHO 650 senadores
Claro que aqui eu preferia votar em Plínio de Arruda Sampaio, se este tivesse tido a grandeza maior de pôr-se a serviço, mas já que preferiu uma posição de onde pode falar o que quer sem ter que bancar, sejamos pragmáticos: precisamos de PT e aliados com força no legislativo, ou a capacidade de ação do executivo estará inviabilizada.
.
EM TEMPO:  na minha terra natal, Paraná, é óbvio que apoio com toda força Osmar Dias 12 pra governador, e quero ver o PT no Senado: Gleise 131. Sobre os outros cargos confesso que não estou suficientemente informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.