Viomundo - ... vamos direto ao x da questão: a reportagem da Folha procede ou não?
Eduardo Hage - Não. Há um erro capital na matéria, e o jornalista foi alertado. Mesmo assim, ele utilizou parâmetros do estudo para o vírus H5N1 [responsável pela gripe aviária] para calcular quantas pessoas poderiam ser infectadas pelo H1N1 [causador da gripe suína], quantas precisariam de cuidados médicos e quantas seriam internadas por complicações da doença. Os parâmetros utilizados pela Folha de S. Paulo são totalmente furados. Não têm base epidemiológica, estatística, científica. Foi um chute a quilômetros de distância do alvo. (...)
Viomundo - E para quem está com sintomas de gripe, o que senhor recomenda?
Eduardo Hage - Evite freqüentar locais fechados, com pouca ventilação. O ideal é permanecer em casa enquanto estiver com tosse, febre e outros sintomas, pois evita a disseminação no trabalho, na escola. Aí, claro, de acordo com a avaliação médica, que vai indicar ou não a adoção de outras medidas. No mais, levar a vida normalmente. Todos os anos, no mundo inteiro, enfrentamos epidemias de gripes que têm características de pandemia. Em 2009, não será diferente. Não há nenhum risco a mais do que enfrentamos nos anos anteriores."
Veja a matéria completa em http://www.viomundo.com.br/denuncias/reportagem-da-folha-sobre-gripe-suina-e-totalmente-furada-uma-irresponsabilidade/
Gripe suína e seu tratamento provilegiado na mídia, nas autarquias...
ResponderExcluirDesde o início algo inusitado... apenas sentido... o tipo de coisa mais intuído que prescinde de discussões e provas. Sabe-se! Algo como comprar aquela blusa por "ser a sua cara"! Passa-moleque mundial a G7 mãos para manter a Roda da Vida. Lembrem-se que um eclipse do Sol corroborou a Teoria da Relatividade de Einstein. A escuridão trouxe a Luz!