Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

20 novembro 2010

Bebês já julgam intenções boas e más, diz estudo


http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/11/17/bebes-julgam-intencoes-boas-e-mas-diz-estudo.jhtm

17/11/2010 - 19h36

Bebês julgam intenções boas e más, diz estudo

Por Por Sindya N. Bhanoo
The New York Times

Entender a intenção do outro é uma importante habilidade para advogados, e talvez também para políticos e executivos. Porém, segundo um novo estudo, essa é uma habilidade que até mesmo os bebês dominam.

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, na Alemanha, relatam que crianças com até três anos são menos propensas a ajudar alguém depois que o veem fazendo mal a outra pessoa – neste caso, atores adultos rasgando o desenho ou quebrando o pássaro de argila de outro adulto.

O mais intrigante é que as crianças julgaram as intenções das pessoas. Quando alguém tentava fazer mal ao outro, mas não conseguia, as crianças ficavam menos propensas a ajudar aquelas pessoas em outra ocasião.

Porém, quando observavam uma pessoa fazer o mal acidentalmente a outro, eles demonstravam mais chances de ajudar aquela pessoa.

“Há tempos se pensava que era apenas numa idade mais avançada, por volta dos 5 ou 6 anos, que as crianças ficavam conscientes das intenções das pessoas”, disse Amrisha Vaish, uma autora do estudo e psicóloga desenvolvimentista do Instituto Max Planck. “Ajudar somente aqueles que ajudam os outros é, na verdade, uma habilidade bastante sofisticada”.

Trata-se de uma forma de cooperação que provavelmente permitiu o surgimento e a manutenção da sociedade humana como ela é hoje, afirmou ela.

A pesquisa aparece na revista “Child Development”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.