ERE inFORM 2010-2011 Palestras, Cursos, Grupos de Conversação Orientados focos temáticos 2010-2011 |
Todos os temas são oferecidos em duas formas (1) palestra ou apresentação única, ou introdutória - tempo mínimo 2 horas, sempre incluindo diálogo (2) cursos ou grupos de conversação com duração e características projetadas para as peculiaridades de cada caso Onde? Onde quer que um grupo ou instituição convide, oferecendo o espaço e responsabilizando-se pela organização local e promoção geral do evento PARA APRESENTAÇÃO MAIS DETALHADA, |
Uma chave: O BOM, o BELO e o VERDADEIRO como apontado por uma de nossas fontes de inspiração - a Pedagogia Waldorf - estes 3 valores fundamentais na existência humana só podem ser apreendidos e desenvolvidos a partir de amostras convincentes da sua existência recebidas nas seguintes idades: Zero a sete anos: o mundo pode ser bom Sete anos à puberdade: o mundo pode ser belo Puberdade a início da idade adulta: o mundo pode ser verdadeiro |
Campo 1 - A CHAVE INVISÍVEL: Não aprendemos a fazer o que nos dizem: aprendemos a fazer o que nos fazem. A hora da Bondade em Educação A chave invisível dos problemas do mundo: Para quem não quer filhos-problema |
|
Campo 2 - A HORA DA VERDADE: A juventude está sozinha: não tem ninguém para ajudar Você espera alguma coisa da sua vida? Falando de chaves e de pistas falsas com sinceridade - ATIVIDADES DIRETAS COM JOVENS Fundamentos realistas para a comunicação pedagógica com adolescentes & jovens - com referências à experiência Trópis em Educação Convivial - grupos de conversação com educadores formais e/ou extra-escolares e outros profissionais correlatos |
Associação Trópis: encontro de jovens participantes em 1999 (São Paulo) |
Campo 3 - DONA DIDÁTICA EM HORA DE FÊNIX? Em busca da integridade perdida Por que sem a integração das vias analítica e estética da cognição não acontece aprendizado - nem ética Professor: uma profissão esgotada? Conversações sobre a epidemia mundial de burn-out, seu caráter histórico, e possíveis rumos de superação Mestres humanos ou crias de Frankenstein? Identificando as condições indispensáveis para uma formação eficaz de profissionais de educação A Palavra, a Galinha e a Idéia - ou: Por que saber nomes não é saber & ensinar nomes não é ensinar - e outras questões correlatas Pedagogia Waldorf, saber acadêmico & Educação Pública: O caminho único e múltiplo para paz real O fenômeno do Convívio, das dimensões psicológica e cosmológica à social e à ecológica - e a Pedagogia que propomos onde ele é método e meta |
|
Campo 4 - VIAGENS NA HISTÓRIA: ÁFRICA - continente selvagem ou Mãe da Civilização? Apresentações audiovisuais e conversas com para professores, alunos, interessados em geral, com base no livro e peça O dia em que Túlio descobriu a África, inspirado pela obra do historiador e cientista senegalês Cheikh Anta Diop - no sentido das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 Mil anos de Música: paisagens e picos Uma familiarização com estilos, compositores e peças marcantes de 1000 a 2000 d.C., com mais música que palavras |
|
|
CUSTOS: abordagem sociopedagógica Temos que SER a mudança que queremos ver no mundo. Gandhi Sociedade saudável não trata trabalho humano como mercadoria. Pretendendo ser ações de construção de uma sociedade saudável, nossos serviços não podem ter preço: trabalhamos exclusivamente com acordos de viabilização conforme as possibilidades de todas as partes envolvidas. Da nossa parte, damos sempre nosso máximo em conteúdo e qualidade. Como contrapartida, pedimos que cada instituição ou grupo interessado ofereça o máximo de que seu orçamento permite dispor para fins desta natureza, com base no que já pagaram ou se disporiam a pagar a qualquer outro profissional por serviços comparáveis. Não há limites mínimos nem máximos. Havendo real interesse, nenhuma proposta é desconsiderada, desde que honestamente compatível com as possibilidades orçamentárias dos solicitantes. |
PARA APRESENTAÇÃO COM MAIORES DETALHES |
|
Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)
16 setembro 2010
Encontros de Refocalização da Educação, Formal ou Não-Formal na perspectiva convivial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.