Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

16 setembro 2010

Encontros de Refocalização da Educação, Formal ou Não-Formal na perspectiva convivial

Ralf Rickli • arte em educação, palavras & ideias <br>http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506 • São Paulo

ERE inFORM  2010-2011 
Encontros de Refocalização da Educação, Formal ou Não-Formal

Palestras, Cursos,  Grupos de Conversação Orientados
na perspectiva da Educação e Filosofia Conviviais

focos temáticos 2010-2011

Todos os temas são oferecidos em duas formas

(1) palestra ou apresentação única, ou introdutória - tempo mínimo 2 horas, sempre incluindo diálogo (2) cursos ou grupos de conversação com duração e características projetadas para as peculiaridades de cada caso

Onde? Onde quer que um grupo ou instituição convide, oferecendo o espaço e responsabilizando-se pela organização local e promoção geral do evento  

PARA APRESENTAÇÃO MAIS DETALHADA,
CLIQUE AQUI 

Uma chave: O BOM, o BELO e o VERDADEIRO

como apontado por uma de nossas fontes de inspiração - a Pedagogia Waldorf - estes 3 valores fundamentais na existência humana só podem ser apreendidos e desenvolvidos a partir de amostras convincentes da sua existência recebidas nas seguintes idades:

Zero a sete anos: o mundo pode ser bom

Sete anos à puberdade: o mundo pode ser belo

Puberdade a início da idade adulta: o mundo pode ser verdadeiro

Campo 1 - A CHAVE INVISÍVEL:
o trato com as crianças pequenas 
e suas consequências no mundo

Não aprendemos a fazer o que nos dizem: aprendemos a fazer o que nos fazem.
Prof.Dr. Marcos Ferreira Santos 

A hora da Bondade em Educação
alvo principal: profissionais em Educação Infantil

A chave invisível dos problemas do mundo:
conexões sociais, políticas e ecológicas 
da educação infantil e parental

alvo principal: administradores e planejadores, educadores sociais, políticos, ativistas - sem excluir demais interessados

Para quem não quer filhos-problema
Conversações com familiares, sobretudo pais e/ou mães  

   
Alunos da Associação Trópis aprendem cuidando de filhos de colegas (2002-03)
Ex-aluna com sua própria filha (2009)

Campo 2 - A HORA DA VERDADE: 
a educação em face dos adolescentes e jovens

A juventude está sozinha: não tem ninguém para ajudar
a entender por que é que o mundo é esse desastre que aí está.
Renato Russo

Você espera alguma coisa da sua vida? Falando de chaves e de pistas falsas com sinceridade - ATIVIDADES DIRETAS COM JOVENS

Fundamentos realistas para a comunicação pedagógica com adolescentes & jovens - com referências à experiência Trópis em Educação Convivial - grupos de conversação com educadores formais e/ou extra-escolares e outros profissionais correlatos  

Associação Trópis: encontro de jovens participantes em 1999 (São Paulo)

Campo 3 - DONA DIDÁTICA EM HORA DE FÊNIX?
Reencontrando sentidos & relevância no conceito 'Arte de Ensinar'

Em busca da integridade perdida

Por que sem a integração das vias analítica e estética da cognição não acontece aprendizado - nem ética

Professor: uma profissão esgotada?

Conversações sobre a epidemia mundial de burn-out, seu caráter histórico, e possíveis rumos de superação

Mestres humanos ou crias de Frankenstein?

Identificando as condições indispensáveis para uma formação eficaz de profissionais de educação

• A Palavra, a Galinha e a Idéia - ou:
'onde a educação enrosca entre a letra e a realidade'

Por que saber nomes não é saber & ensinar nomes não é ensinar - e outras questões correlatas

Pedagogia Waldorf, saber acadêmico & Educação Pública:
perspectivas para a viabilização de um diálogo frutificante

O caminho único e múltiplo para paz real

O fenômeno do Convívio, das dimensões psicológica e cosmológica à social e à ecológica - e a Pedagogia que propomos onde ele é método e meta  

Campo 4 - VIAGENS NA HISTÓRIA:
aventura estético-intelectual & aprendizado eficaz

ÁFRICA - continente selvagem ou Mãe da Civilização?

Apresentações audiovisuais e conversas com para professores, alunos, interessados em geral, com base no livro e peça O dia em que Túlio descobriu a África, inspirado pela obra do historiador e cientista senegalês Cheikh Anta Diop - no sentido das leis 10.639/2003 e 11.645/2008

Mil anos de Música: paisagens e picos

Uma familiarização com estilos, compositores e peças marcantes de 1000 a 2000 d.C., com mais música que palavras  


Alto: divulgação das apresentações sobre África. Claudio Monteverdi, focalizado em Mil Anos de Música
Embaixo: da montagem da peça pela Companhia de Teatro de Heliópolis, 2009, com apoio da Petrobrás

CUSTOS: abordagem sociopedagógica

Temos que SER a mudança que queremos ver no mundo. Gandhi

Sociedade saudável não trata trabalho humano como mercadoria. Pretendendo ser ações de construção de uma sociedade saudável, nossos serviços não podem ter preço: trabalhamos exclusivamente com acordos de viabilização conforme as possibilidades de todas as partes envolvidas.

Da nossa parte, damos sempre nosso máximo em conteúdo e qualidade. Como contrapartida, pedimos que cada instituição ou grupo interessado ofereça o máximo de que seu orçamento permite dispor para fins desta natureza, com base no que já pagaram ou se disporiam a pagar a qualquer outro profissional por serviços comparáveis. Não há limites mínimos nem máximos. Havendo real interesse, nenhuma proposta é desconsiderada, desde que honestamente compatível com as possibilidades orçamentárias dos solicitantes.

PARA APRESENTAÇÃO COM MAIORES DETALHES
CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.