Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

18 outubro 2009

tramas ocultas na história da educação? - um artigo novo

Caros amigos
 
Acabo de publicar um artigo (9 páginas) que acredito que vai interessar a muitos, ainda que talvez por razões diversas.
 
Trata-se de um verdadeiro enredo histórico surpreendente: muitos acham a Pedagogia Waldorf esquisita por suas relações com uma teoria ocultista do mundo - mas quase ninguém sabe que praticamente todo o movimento pela renovação da educação no século XX foi organizado por adeptos de escolas ocultistas...
 
Meu artigo não ataca nem defende esse fato, tenta apenas relatar.
Pra quem se interessar, ele está disponível na net em DOC e em PDF:
 
Escola Nova, Teosofia, UNESCO e Pedagogia Waldorf:
um enredo novelesco e suas possíveis lições
 
 
 
Abraços a todos,
Zé Ralf
 
.......................................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • 11 8552-4506
 

Um comentário:

  1. Puxa Ralf,

    me deixou com a pulga atrás da orelha. Estou baixando aqui para ler com calma.

    O pouco que conheço da pedagogia Waldorf acho fascinante. Tem dois ou três colégios aqui em Curitiba, e alguns amigos meus são professores.

    Qualquer pedagogia que não se limite a reproduzir o mundo como está me soa muito alvissareira...

    ResponderExcluir

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.