É preciso relembrar SEMPRE o trágico dia 11 de setembro... de 1973,
em que o governo democraticamente eleito de Salvador Allende foi deposto com o bombardeio do palácio do governo pelas forças armadas do Chile, com o apoio semi-secreto dos EUA.
Para entender o significado desse trágico momento, recomendo a todos, ENFATICAMENTE, o maravilhoso-doloroso filme MACHUCA (Chile-Espanha-Inglaterra 2004, dirigido por Andrés Wood), que o relata a partir da tentativa real de educação conjunta de pré-adolescentes de uma favela e da alta elite chilena, no Colégio St.Patrick, dirigido por padres ingleses vinculados às perpectivas da Teologia da Libertação.
Quanto ao outro 11 de Setembro, o de 2001, não tenho nada a dizer. Um evento histórico menor, de pouca importância - a não ser a de ter sido pretexto para o terrível ataque dos sistemas de poder contra as liberdades civis (ver filme O Suspeito [Rendition], EUA 2007, sem perder os extras).
Nada de comparável aos bombardeios de Nagasaki, Hiroshima, Dresden etc etc, à invasão do Iraq, aos sangrentos golpes antidemocráticos bancados pelos EUA séxulo XX afora (não desconsiderando em nenhum momento as barbaridades cometidas também por outros países e vieses políticos - as quais não anulam as dos EUA nem vice-versa).
Abraços intensos & comprometidos com o destino do mundo,
'Zé Ralf'
................................................
Ralf Rickli arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org (11) 8552-4506
Ralf Rickli arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org (11) 8552-4506
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.