uma introdução à Filosofia do Convívio e a algumas de suas aplicações
LIBERDADE SOCIALMENTE SUSTENTÁVEL
uma introdução à Filosofia do Convívio
e a algumas de suas aplicações
Seção 1. A QUESTÃO E A ABORDAGEM
1.1. O pós-moderno e o pós-pós-moderno:
um primeiro olhar para o âmago da questão
1.2. Quem inventou o Pluralismo Absoluto? (E isso importa?)
1.2.1. Uma digressão oportuna: confiança em autoridade intelectual
e simulacro de conhecimento
1.3. Pluralismo Radical e Convivialismo - breve histórico e "parentes"
1.3.1. A importância filosófica e política do vínculo com a "Vertente do Pacífico"
1.4. Minimalismo: o método "menos é mais"
1.5. O zôon politikón e seu inferno
Seção 2. O CERNE DA PROPOSTA
2.1. Uma rara concordância humana universal
2.1.1. Duas proposições da voz geral...
2.1.2 - ... e duas constatações fundamentais sobre essas duas proposições
2.1.2. O possível e o impossível (lições de uma oração)
2.1.3. O problema que é a solução
2.2. O conceito de Convívio e seus campos de aplicação
2.3. Introdução à idéia de um Estatuto Fundamental da Humanidade
2.3.1. Uma multiplicidade só: a das regras e a das transgressões
2.3.2. A mãe de todas as violências
2.3.3. Liberdade como dignidade
2.3.4. Cedendo um pouco para ganhar muito
2.3.5. O problema da fiscalização dos fiscais
2.3.6. Complexificante I: NATUREZA
2.3.7. Complexificante II: CRIANÇAS
2.4. Minuta para um Estatuto Fundamental da Humanidade em 4 seções
Seção 3. GRUPOCENTRISMO E DISCRIMINAÇÕES:
o pensamento convivial aplicado a algumas questões práticas
(sobretudo de interesse pedagógico)
3.0. Motivos de discriminação: resultados de uma pesquisa informal
3.1. O retorno do reprimido: violência reativa, perversão sexual etc.
3.2. Etnocentrismo, grupocentrismo
3.3. Religião, fé e propaganda
3.4. Diversidade sexual
3.4.1. Um pouco de terminologia
3.4.2. A homofobia como questão pedagógica
3.4.3. A presença estatística além das primeiras aparências
3.4.4. A possibilidade real de uma sociedade não discriminadora
3.4.5. Duas palavras sobre diversidade sexual e religião
3.5. Quantos preconceitos se pode tolerar?
Seção 4. O NÍVEL COSMOLÓGICO:
O CONVÍVIO COMO CONSTITUINTE DA REALIDADE
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