Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

25 agosto 2008

a volta do filósofo mais próximo da Trópis: Herbert MARCUSE

Pessoas -
 
a revista Cult deste mês (agosto 2008, ano 11, n.º 127) traz o seguinte na capa (sobre um retrato pintado que achei péssimo):
 
DOSSIÊ
O filósofo da revolução
Herbert Marcuse
Utopia, política e teoria social no ideólogo da contracultura
 
De repente me caiu a ficha: é meeeeesmo...  Como é que tantas vezes esqueço dele?  Desconfio que nunca mencionei Marcuse nos bate-papos teóricos avançados que fizemos em 2006 e 2007...  
 
Mas MARCUSE TEM TUDO A VER COM A TRÓPIS.
 
Pra quem não sabe, ele foi um dos criadores da Teoria Crítica na Escola de Frankfurt, depois se mudou pra Califórnia onde foi professor de, entre outros, Angela Davies, uma dos principais líderes do movimento Panteras Negras. E entre as pixações dos muros de Paris em 1968 lia-se MARX - MAO - MARCUSE como uma trinca de guias da revolução.
 
Depois foi sendo deixado de lado como uma figura de importância menor na Escola de Frankfurt - engano que parece começar a ser desfeito. Não duvido nada que o futuro venha ver muito mais importância nele que em Adorno, Benjamin e Horkheimer.
 
Quero sugerir ao DOUGLAS que não deixe de ler esse dossiê da revista Cult, especialmente o artigo inicial de Wolfgang Leo Maar - mas também a todo o nosso pessoal que estuda sociais, filosofia, ou no mínimo GOSTA DE PENSAR.
 
Aproveito para contar que na Biblioteca Trópis temos apenas um livro de Marcuse, mas temos pelo menos 3 com estudos bastante significativos sobre ele. São os seguintes:
 

Marcuse, Herbert. Eros e civilização. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.

Doria, Francisco Antonio. Marcuse, vida e obra. Rio de Janeiro: José Álvaro / Paz e Terra, 1974.

Masi, Domenico de. A emoção e a regra. Os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. 5.ª edição. (Capítulo sobre a Escola de Frankfurt). Brasília, UnB; Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

Robinson, Paul A. A esquerda freudiana: Wilhelm Reich, Geza Roheim, Herbert Marcuse. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

 
 
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.