Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

06 setembro 2008

maniFesta aniversário Trópis domingo 07/09 + Manifesto do Pluralismo Radical

Trópis: 16 anos de Movimento • 10 anos de Associação
maniFesta de aniversário
neste domingo 7 de setembro

 
16 h     abertura com participação do grupo Zunidos do Monte Azul
          
   convívio • comidinhas • foto-história da Trópis (projeções)

16:30  a proposta e experiência da Trópis
na caminhada revolucionária da re-humanização

            bate-papo aberto com os fundadores do movimento

            • lançamento do Manifesto do Pluralismo Radical (ver adiante)
 
e do livro Liberdade socialmente sustentável -
  uma introdução à Filosofia do Convívio (Ralf Rickli, 68 pp.)
  
...  1.º da nova série Filosofia de Cordel ...

            • re-lançamento do Manifesto do Reencantamento do Mundo (2001)
  e do livro Pedagogia do Convívio: na invenção de um viver humano (2006)

18:30  mais convívio • comidinhas • foto-história

19 h     show da banda Os mamelucO
 Huguêra
e Gunnar Vargas violão e voz; Peu Pereira gaita;
 Jessica Silva flauta; Cláudio Oliveira baixo; Vinícius Mazza percussão

             seguido de possível 'sessão de canjas'
 ( músicos amigos! que tal virem preparados pra participar? )


BIBLIOTECA TRÓPIS • Rua Manoel Bragança 114 • Vila das Belezas / Jd. Monte Azul • 05841-170 São Paulo SP
Aberta no horário dos eventos ou com hora marcada pelo e-mail
tropis@tropis.org ou celular 11 8552-4506

atrás do Colégio Renato Braga • Ônibus do Term. João Dias (metrô Giovanni Gronchi l.lilás): Jardim Capelinha



Manifesto do Pluralismo Radical
Piratininga, 07.09.2008 •
Ralf Rickli escreveu

Quem espera que união e entendimento mútuo tragam a felicidade ao mundo,
esse pode desesperar sentado.

Mas a felicidade está sim ao nosso alcance: através do respeito mútuo incondicional,
independente de entendimento e de união.

Só a multiplicidade nos une,
e é só por sermos todos diferentes que somos todos iguais.

As Ciências da Vida já nos mostraram
que a principal condição para a saúde dos sistemas vivos
é o convívio entre diferentes sem a eliminação de suas diferenças,
e a Física vem mostrando que essa é a condição primeira para a própria existência:
monocultura é desastre ecológico, indiferenciação entre células é câncer,
a supressão das diferenças entre partículas e forças
levaria apenas à impotência do Nada.

Por que seria de outro modo justamente na humanidade, constituída pelos seres
com maior potencial de inovação e diferenciação no universo conhecido?
As variações possíveis no jeito de ser boi são bem poucas. Ser humano é, justamente,
ter o potencial de ser imprevisível no seu jeito-de-ser, esteja-se fazendo uso disso ou não.

Cada um poder pensar e fazer as coisas do seu jeito – se e quando quiser.
Cada um construir seu caminho decidindo individualmente cada passo que vai dar –
inclusive quando escolhe dar o passo junto com outros e construir um caminho coletivo.

Coletividade: só um coletivo de indivíduos autônomos faz jus ao potencial do ser humano!
Cultura homogênea é desastre em qualquer campo!
Biodiversidade - noodiversidade -  ideodiversidade - pluralidade irrestrita:
eis a marca das situações biológicas, sociais, culturais e políticas saudáveis!

Só a multiplicidade nos une!
Só por sermos todos diferentes é que somos todos iguais!

Atenção: qualquer ser humano que se encontre, por forças humanas externas a si,
impedido de escolher seu rumo e de dar seus passos no rumo que escolheu,
encontra-se em estado de opressão.

Ter que ser de um jeito que não se é
para conseguir respeito – isso é sofrer opressão.

Ser excluído a contragosto, seja lá do que for,
é estar sendo oprimido.

Ser incluído a contragosto, seja lá no que for,
também
é estar sendo oprimido.

Ter que entregar a bolsa ou a vida a contragosto
é sofrer opressão.

Ter que entregar sua força de trabalho sob condições insatisfatórias
para não entregar os seus à penúria também é sofrer opressão.

Não poder decidir ou nem participar das decisões
quanto à destinação dos valores que se criou com seu trabalho –
isso é sofrer a mãe das opressões.

Oprimir é expropriar de outro ser humano sua própria condição de humano:
o poder de decidir por si.
Oprimir é sempre tentativa de desumanizar.
Fazer o outro de animal ou de coisa
para poder atuar sobre ele com a superioridade de um deus –
quando na verdade um e outro têm a mesma natureza:
a natureza do escolhedor.

Por sua natureza, todo ser humano é capaz
de escolher fazer qualquer coisa, inclusive oprimir.

Acontece, porém, que o ato de oprimir deflagra inevitavelmente
uma reação-em-cadeia de infelicidades em todas as direções –
desgraças que assumem depressa mil faces tão diferentes
que logo ninguém mais percebe de onde vêm.

Fora uma pequena parcela
decorrente de causas puramente naturais ou acidentais,
a infelicidade humana decorre toda de atos de opressão perpetrados
por seres humanos, e portanto evitáveis já no nascedouro –
pois seres humanos podem escolher não oprimir.

Que a capacidade de oprimir é parte da liberdade humana, isso não há como negar –
mas só haverá chance de felicidade em nosso horizonte quando a humanidade decidir
que respeitará todas as liberdades de todos os seus membros –
exceto a liberdade de oprimir.

Quando a humanidade combinar que vale tudo, menos oprimir –
em qualquer das formas já mencionadas ou em qualquer outra imaginável.

Combinar que nada pode ser imposto...
a não ser isso mesmo: que não seja imposto nada além de que nada seja imposto.

Que não seja imposto por ninguém a ninguém
nada além de que não seja imposto nada
por ninguém a ninguém
:
eis o anel virtuoso capaz de garantir
a dignidade e a liberdade de todo ser humano (que são uma coisa só).

Respeito. Respeito de todos por todos.
O mais radical e absoluto respeito pela pluralidade e diversidade
das vontades e jeitos-de-ser humanos:
sem isso não há chance nenhuma de que a infelicidade humana diminua,
ou de que a felicidade cresça. 
Outras condições também podem ajudar – mas a única sine qua non é esta.

Todas as leis e demais instituições da humanidade podem
e devem ser repensadas a partir desse núcleo gerador único,
e substituídas por leis e instituições derivadas dele.
Todo o direito, toda a política, todas as relações humanas,
quer dois a dois, quer bilhões a bilhões.

Essa é a mais completa e definitiva das revoluções possíveis para a humanidade –
fato que depende tanto das nossas opiniões quanto o de 3x4 ser o mesmo que 4x3.
Quer dizer: não se trata de ideologia, mas está implícito
na própria lógica fundamental da existência.

Mas não precisamos temer nos sentirmos oprimidos por essa única imposição:
sendo precisamente a supressão da opressão,
representará o estado de maior liberdade possível à humanidade de modo duradouro:
CONVÍVIO – o estado em que os diferentes vivem lado a lado e em paz
sem jamais tentarem suprimir as diferenças um do outro.

Só a multiplicidade nos une,
e só por sermos todos diferentes é que somos todos iguais.

Revolução da idéia de Revolução até o seu limite,
caminho mais curto para a maior felicidade possível para todos –
eis o PLURALISMO RADICAL. É só pegar e usar.
 

Pluralismo Radical: a revolução da revolução

02 setembro 2008

comemoração Biblioteca Trópis domingo 07/09

Trópis: 16 anos de Movimento • 10 anos de Associação

Evento especial neste domingo 7 de setembro

16 h     abertura da casa
convívio • comidinhas • foto-história (projeção)

16:30  a proposta e experiência da Trópis
na caminhada revolucionária da 
re-humanização

            • bate-papo aberto com os fundadores do movimento
• apresentação dos Manifestos do Reencantamento do Mundo (2001)
   e do Pluralismo Radical (2008)
• mais convívio - comidinhas - foto-história

19 h     maracatu Arrastão do Bloco (Jardim Ibirapuera)
banda Os mamelucO
possível jam session

Novos detalhes serão divulgados durante a semana!


BIBLIOTECA TRÓPIS • Rua Manoel Bragança 114 • Vila das Belezas / Jd. Monte Azul • 05841-170 São Paulo SP
Aberta no horário dos eventos ou com hora marcada pelo e-mail
tropis@tropis.org ou celular 11 8552-4506

atrás do Colégio Renato Braga • Ônibus do Term. João Dias (metrô Giovanni Gronchi l.lilás): Jardim Capelinha


Pluralismo Radical: a revolução da revolução

25 agosto 2008

a volta do filósofo mais próximo da Trópis: Herbert MARCUSE

Pessoas -
 
a revista Cult deste mês (agosto 2008, ano 11, n.º 127) traz o seguinte na capa (sobre um retrato pintado que achei péssimo):
 
DOSSIÊ
O filósofo da revolução
Herbert Marcuse
Utopia, política e teoria social no ideólogo da contracultura
 
De repente me caiu a ficha: é meeeeesmo...  Como é que tantas vezes esqueço dele?  Desconfio que nunca mencionei Marcuse nos bate-papos teóricos avançados que fizemos em 2006 e 2007...  
 
Mas MARCUSE TEM TUDO A VER COM A TRÓPIS.
 
Pra quem não sabe, ele foi um dos criadores da Teoria Crítica na Escola de Frankfurt, depois se mudou pra Califórnia onde foi professor de, entre outros, Angela Davies, uma dos principais líderes do movimento Panteras Negras. E entre as pixações dos muros de Paris em 1968 lia-se MARX - MAO - MARCUSE como uma trinca de guias da revolução.
 
Depois foi sendo deixado de lado como uma figura de importância menor na Escola de Frankfurt - engano que parece começar a ser desfeito. Não duvido nada que o futuro venha ver muito mais importância nele que em Adorno, Benjamin e Horkheimer.
 
Quero sugerir ao DOUGLAS que não deixe de ler esse dossiê da revista Cult, especialmente o artigo inicial de Wolfgang Leo Maar - mas também a todo o nosso pessoal que estuda sociais, filosofia, ou no mínimo GOSTA DE PENSAR.
 
Aproveito para contar que na Biblioteca Trópis temos apenas um livro de Marcuse, mas temos pelo menos 3 com estudos bastante significativos sobre ele. São os seguintes:
 

Marcuse, Herbert. Eros e civilização. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.

Doria, Francisco Antonio. Marcuse, vida e obra. Rio de Janeiro: José Álvaro / Paz e Terra, 1974.

Masi, Domenico de. A emoção e a regra. Os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. 5.ª edição. (Capítulo sobre a Escola de Frankfurt). Brasília, UnB; Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

Robinson, Paul A. A esquerda freudiana: Wilhelm Reich, Geza Roheim, Herbert Marcuse. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

 
 
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506

22 agosto 2008

progr Biblioteca TRÓPIS: deste sábado 23/08 a 07/09

venha para o convívio cultural & humano do DOMINGO-FERA da Biblioteca Trópis • Rua Manoel Bragança 114 • Vila das Belezas / Jd. Monte Azul
 

Extra: sábado 23 de Agosto

21 h    ENCONTRO DE COMPOSITORES show de lançamento do CD
           
Presença de GUNNAR VARGAS (organizador) • CODNOME SHIL • BUNECA • CLAUDIO LOPES
            • DAN! • DÊSSA E SANDRO LIMA • HUGUERA • JUNIOR SANTOS • NÚCLEO • SERGINHO POETA

No Centro Cultural Monte Azul • Av.Thomás de Souza 552 • f. 5851-5370 • entrada franca

 

Domingo 24 de Agosto

17 h     ENSAIO ABERTO com TORÓ DE PARPITE
uma mistura de sarau com aula-de-todos-para-todos: compartilhe suas experiências
ou tentativas em artes (inclusive humor!) e troque idéias e sugestões com todo mundo
sobre as apresentações de todo mundo
!

18:30 Jorgim Duporquê entrevista o Prof. Ditu Dumpoko

            UM MUNDO MAIS JUSTO: EXISTE CHANCE ?  
O que dizem as descobertas recentes sobre o cérebro, e a Filosofia Convivial

            com JORGE LUCAS MAIA, RALF RICKLI e participação aberta a todos os presentes

Domingo 31 de Agosto

            Abrindo a série Domingos LesGayS - sempre no último de cada mês

16 h    Chá, papo & escolha de um filme: 
- Kinsey, vamos falar de sexo (EUA 2006) - ou:
- Nossos filhos (EUA 1990) - ou:
- Todas as cores do amor
(Irlanda 2003)

18:30  Bate-papo aberto

            Há interesse em discutir diversidade sexual (entre outras) nos bairros?

Domingo 07 de Setembro

            Trópis 1992 - 1998 - 2008
Aguarde o programa da comemoração dos
10 anos de oficialização da Associação Trópis
 
( 16 anos de atividade ! )

 

BIBLIOTECA TRÓPIS

Aberta no horário dos eventos ou com hora marcada pelo e-mail comunic@tropis.org ou celular 11 8552-4506

atrás do Colégio Renato BragaÔnibus do Term. João Dias (metrô Giovanni Gronchi l.lilás): Jardim Capelinha


Pluralismo Radical: a revolução da revolução

12 agosto 2008

bate-papo com SONINHA em 17/08 + outros DOMINGOS-FERA na Biblioteca Trópis

venha para o convívio cultural & humano do DOMINGO-FERA da Biblioteca Trópis • Rua Manoel Bragança 114 • Vila das Belezas / Jd. Monte Azul

 

Domingo 17 de Agosto

16 h     Filme O HOMEM QUE VIROU SUCO
clássico do cinema brasileiro realizado em 1980 por João Batista de Andrade,
candidato a vice-prefeito na chapa Soninha

18 h     Bate-papo aberto com SONINHA • ex-MTV, candidata a prefeita pelo PPS

A Associação Trópis não necessariamente apóia os políticos que recebe para debates na sua Biblioteca. O objetivo é apenas oferecer um espaço de encontro entre a população local e pessoas que se propõem a representá-la!

20:30  Um pouco de SARARAU (se ainda houver gás...)

 

Extra: sábado 23 de Agosto

21 h    ENCONTRO DE COMPOSITORES show de lançamento do CD
            realizado por Gunnar Vargas e convidados com apoio do Programa VAI 2007-08

Presença de CODNOME SHIL • DAN! • CLAUDIO LOPES • HUGUERA • GUNNAR VARGAS • JUNIOR SANTOS • BUNECA • DÊSSA E SANDO LIMA • SERGINHO POETA •

No Centro Cultural Monte Azul • Av.Thomás de Souza 552 • f. 5851-5370 • entrada franca

 
Domingo 24 de Agosto

17 h     SARARAU DA TRÓPIS - ENSAIO ABERTO
 venha inventar artes... com bom humor, com gosto e com nosco!

18:30   Jorgim Duporquê entrevista o Prof. Ditu Dumpoko

            EXISTE CHANCE DE UM MUNDO MAIS JUSTO?  
O que dizem as novas descobertas sobre o cérebro e a Filosofia Convivial

            Com JORGE LUCAS MAIA, RALF RICKLI e participação aberta a todos os presentes

20:30  Se ainda houver gás... um pouco + de SARARAU

Domingo 31 de Agosto

            A partir de 16 ou 17 h - aguarde confirmação dos detalhes

            EXCLUINDO A EXCLUSÃO NA PRÁTICA: tardes de convívio fraterno
com consciência da dimensão L G B T H... & e o que mais houver!

 

Domingo 07 de Setembro

            Programação comemorativa dos
10 anos de oficialização da Associação Trópis 
>>> aguarde detalhes <<<

 

BIBLIOTECA TRÓPIS

Aberta no horário dos eventos ou com hora marcada pelo e-mail comunic@tropis.org ou celular 11 8552-4506

atrás do Colégio Renato BragaÔnibus do Term. João Dias (metrô Giovanni Gronchi l.lilás): Jardim Capelinha


 
 
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506

07 agosto 2008

próximos DOMINGOS-FERA na Biblioteca Trópis / progr.

venha para o convívio cultural & humano do DOMINGO-FERA da Biblioteca Trópis • Rua Manoel Bragança 114 • Vila das Belezas / Jd. Monte Azul
 

Aberta no horário dos eventos ou com hora marcada pelo e-mail comunic@tropis.org ou celular 11 8552-4506

atrás do Colégio Renato BragaÔnibus do Term. João Dias (metrô Giovanni Gronchi l.lilás): Jardim Capelinha


Domingo 10 de Agosto

17 h     Ensaio aberto: venha inventar conosco o novo
SARARAU DA TRÓPIS... a cultura de bom humor

18 h     Jorgim Duporquê entrevista o Prof. Ditu Dumpoko
Quais são mesmo os povos em jogo no tabuleiro do mundo?
Prévia da série Povo Brasil: para a gente se entender

20 h     No caso de ainda haver gás... 1 pouco + de SARARAU ...


Domingo 17 de Agosto

16 h     Filme O HOMEM QUE VIROU SUCO
clássico do cinema brasileiro realizado em 1980 por João Batista de Andrade, candidato a vice-prefeito na chapa Soninha (ver abaixo)

18 h     Bate-papo com SONINHA • ex-MTV, candidata a prefeita pelo PPS

A Associação Trópis não necessariamente apóia os políticos que recebe para debates
na sua Biblioteca. O objetivo é apenas oferecer um espaço de encontro
entre a população local e pessoas que se propõem a representá-la

20 h     Um pouco de SARARAU ...


Sábado 23 de Agosto - extra

21 h    ENCONTRO DE COMPOSITORES show de lançamento do CD
            realizado por Gunnar Vargas e convidados pelo Programa VAI 2007-08

No Centro Cultural Monte Azul • Av.Thomás de Souza 552 • ) 5851-5370

 

aguarde a programação comemorativa dos
10 anos de oficialização da Associação Trópis no

Domingo 07 de Setembro !

 

 
 
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506

31 julho 2008

Fw: Edições Toró lança livro e expo CONDE – sáb 09/08, 18 hs

Convite: obra de Conde lapidada por Mateus Subverso • Com participação do Ballet Afro Koteban
Leia mais na carta do poeta Allan da Rosa depois do convite
 
 

Salve, Povo. Licença.

Edições Toró na responsa de desenrolar o revide e dar chão à raiz, convida pro lançamento do livro e da exposição "CONDE" – Coletânea de pinturas e textos desse grande artista plástico que nos deixou recentemente.

Conde marcou os bairros do Jd.João 23, Jd.Uirapuru, Jd.Arpoador e Cohab Educandário, onde cresceu órfão de pai e de mãe e espraiou por vielas e ladeiras a boniteza e o ardido dos seus quadros, murais e esculturas. Pintor e ativista, foi fundador da Associação dos Artistas e Artesãos do Jardim Arpoador e fez dos barracos onde morou ateliês abertos, onde recebia a juventude pra tintar, musicar e modelar.

Suas dezenas de quadros e grafites cavucaram o imaginário, as estripulias, sanhas e senhas do povo preto e favelado, além de salientar a presença das culturas indígenas, entre a tragédia e a ternura, mesclando realismo e fantasia nas suas figuras, retratos e viagens.

Recolher a obra de Conde, em livro, pretende rasgar e adoçar caminhos pra que a obra desse mano chegue ao povo, aos museus, catálogos, bibliotecas, escolas e ganhe realce dentro das linhagens das artes plásticas negras brasileiras.

O livro traz escritos alguns poemas e reflexões do artista, mais textos de JPR (que enfatiza a passagem de Conde pelas quebradas da zona oeste e cita influências cotidianas e ancestrais da sua obra) e de Marcelo D´Salete ( que, como artista plástico e estudioso, detalha elementos da originalidade do trabalho de Conde)

O lançamento do livro e da exposição de quadros, conta também com a magnética e retumbante música e dança do BALLET AFRO KOTEBAN (que pesquisa seriamente, ressoa e balança nas tradições da Guiné), os versos de Akins Kinte e Allan da Rosa, o acordeon de Aline Reis, as fotografias de Guma e a exposição dos instrumentos percussivos, artesanais, confeccionados pelo Ateliê Ilu Mina.

É SÓ CHEGAR

SÁBADO, 09 DE AGOSTO, DAS 18HS ÀS 21H30

NA CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ – Av. Junta Mizumoto, 13 – Jd.Peri Peri – 3742-6218

----

Pra quem vem do Taboão/Embu/Capão/Campo Limpo: Pegar, a partir do Largo do Taboão, da Avenida Campo Limpo ou da BR 116, a Avenida Eliseu de Almeida até o número 2.500, virar à esquerda na Rua Iauaretê. Chega de frente à Casa de Cultura do Butantã.

Pra quem vem da Zona Norte, Leste, Centro ou outras bandas da Sul: Qualquer ônibus que pegue a Rebouças e passe na Avenida Francisco Morato, onde deve se desembarcar na altura do n° 3.365 e entrar na Rua Cânio Rizzo, atravessar a Avenida Eliseu de Almeida e chegar na Rua Iauaretê.

Pra quem vem da rodovia Raposo Tavares, do Jardim João 23, Arpoador, Uirapuru e Educandário:  Pegar qualquer ônibus sentido centro e descer no Peri Peri, na altura do corpo de Bombeiros e do Posto de Saúde, virar na Avenida Laudo Ferreira de Camargo e caminhar até à travessa da Avenida Junta Mizumoto. É aí, no número 13.

29 julho 2008

debate-papos políticos + celebração ESTE SÁBADO na Trópis (& +)

                                                              
 
 

Começa ESTE SÁBADO a programação DOMINGUEIRA da Biblioteca Trópis

( a gente sempre dá um jeito de ser diferente, né? :-D  )
Confira!

 

Sábado 02 de Agosto  -  excepcionalmente

17 h  Trópis convida: POR UMA OUTRA POLÍTICA
debate com a candidata a vereadora MARI ALMEIDA, do PSOL

* na seqüência do sucesso do debate com NABIL BONDUKI (PT) em 15 de junho *

20 h  Trópis convida: EXPEDICIÓN DONDE MIRAS
Caminhada Cultural pela América Latina:
bate-papo com os participantes
do trecho
São Paulo - Santos - Cananéia (04 a 27 de julho)

        * VENHA OUVIR OU CONTAR HISTÓRIAS DA CAMINHADA
  ... e festejar informalmente em seguida *

        ( Obs.: para consumir, só haverá o que os próprios convidados
       trouxerem pra compartilhar!
)

Domingos 10, 17 e 24 de Agosto

 16 h  Ensaios Abertos para o programa DOMINGO FERA
- a sua alternativa ao domingo besta!

• 16 h:  Inter-in-vençõeS artísticas sérias ou cômicas
- vá preparando a sua! -

• 17 h:  JORGINHO PORQUÊ entrevista o Prof. DITU DUMPOKO
um modo VIVO de aprender coisas que REALMENTE IMPORTAM
e que a escola não costuma ensinar

• 19 h:  mais Inter-in-vençõeS artísticas

 venha inventar & construir com a gente este novo jeito de convívio amigal-cultural :-D

Domingo 17 de Agosto    a confirmar

17 h  Trópis convida:
debate com a candidata a prefeita SONINHA, do PPS

* na seqüência do sucesso do debate com NABIL BONDUKI (PT) em 15 de junho *

Domingo 31 de Agosto

17 h  A IGUALDADE CONVIDA A DIFERENÇA
Todo último domingo de mês, uma edição especial do DOMINGO FERA
voltada especialmente ao aprender a viver entre diferentes - e a educar para isso!

• Com ênfase nas diferenças CULTURAIS e PSICOLÓGICAS, inclusive as de ORIENTAÇÃO SEXUAL •

Domingo 07 de Setembro

• Comemoração
10 anos de oficialização da Associação TRÓPIS

• "Entrevistas do Prof. Ditu Dumpoko" - início da série
POVO BRASIL: como viemos parar aqui?
   (e para onde podemos ir?)


aguarde a divulgação de mais detalhes

 


................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506

21 julho 2008

Mais sobre o caso RAPHAEL AUGUSTAITIZ x BELAS-ARTES

Reproduzo aqui minha troca de mensagens com a Ouvidoria da Faculdade de Belas Artes. Naturalmente as mensagens mais antigas estão no fim...
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, July 21, 2008 2:10 PM
Subject: Re: Mensagem enviada através do site para Ouvidoria

Srs
 
Não há nenhum dado novo na sua nota oficial. Tomei a iniciativa de escrever porque já sabia precisamente disso.
 
E meu contato foi justamente para dizer que a atitude DA INSTITUIÇÃO foi de quem tem ALMA PEQUENA, e não de quem é artista. Uma atitude burocrática, morta, e não de quem tem jogo de cintura como todo verdadeiro artista - E TODO VERDADEIRO EDUCADOR. E portanto uma atitude de quem não merece o nome de instituição de ensino de arte. 
 
Se Rafael Augustatiz queria denunciar alguma coisa, conseguiu. Lamento que às custas do diploma dele, o que o torna um mártir. Pois o custo para ele foi altíssimo, enquanto para a instituição não mais que um pouco de material de limpeza, ou no máximo alguns baldes de tinta. Nada que tenha arranhado nem de leve os resultados econômicos da empresa e os pro-labores de seus controladores.
 
"Amanhã é dos loucos de hoje", dizia Fernando Pessoa (também desqualificado em sua época, e hoje tido por alguns como o maior poeta moderno em qualquer língua).  Enxerguem-se, senhores! Os senhores pensam quem estão mostrando seriedade, mas quem está fazendo papel ridículo diante da opinião pública são vocês, e não o (ex-)aluno!!! Acordem!
 
Ou então de uma vez meus pêsames.
 
Ralf Rickli - pedagogo, sócio-educador, escritor
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506
----- Original Message -----
Sent: Monday, July 21, 2008 1:43 PM
Subject: RES: Mensagem enviada através do site para Ouvidoria

 

Nota Oficial do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo


18/07/08

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em face da reportagem publicada, nesta data, pelo jornal Folha de São Paulo, informa que, após Processo Administrativo Disciplinar, desligou Raphael Guedes Augustaitiz.

 

O referido ex-aluno não cumpriu os requisitos regimentais deste Centro e do curso para apresentação de trabalhos finais, pois não apresentou no prazo determinado aquele que deveria ser seu trabalho de conclusão de curso, tendo sido, por esta razão, reprovado.

 

No dia marcado para a apresentação dos trabalhos finais do curso de Artes Visuais, o ex-aluno, que não estava relacionado pelos motivos apresentados, promoveu a invasão deste Centro Universitário e praticou atos de vandalismo contra o seu patrimônio, juntamente com mais 40 pessoas. Funcionários foram agredidos e a comunidade acadêmica sentiu-se ameaçada pela hostilidade da ação, como se pôde verificar pelas imagens e reportagens divulgadas nos principais veículos de comunicação deste país.

 

O Centro Universitário Belas Artes não aplicou punição acadêmica ao ex-aluno, pois a reprovação já havia ocorrido pelo não cumprimento dos prazos e não apresentação do trabalho final. O ex-aluno foi desligado após processo administrativo disciplinar, única e exclusivamente, em decorrência da agressão a funcionários e dos danos causados ao patrimônio da Mantenedora da Instituição de Ensino, condutas disciplinadas em lei e sujeitas à ação penal.

 

Desde a sua fundação, em 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo promove o estudo das artes e o debate acerca das demais áreas do conhecimento entre alunos e sociedade de forma dinâmica e participativa.

 

 

 

Agradecemos  o contato e continuamos à disposição.

 

Canal da Ouvidoria Belas Artes

 

Vera Lucia Silva

 

Contato:

Rua Dr. Álvaro Alvim, 114 –  Piso Térreo

 

De 2ª a 4ª e 6ª Das 8h às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Fone: 576 5849

 

 


De: Ralf Rickli [mailto:rr@tropis.org]
Enviada em: sexta-feira, 18 de julho de 2008 10:49
Para: Fabio Pereira Espindola; Ouvidoria Belas Artes
Assunto: Mensagem enviada através do site para Ouvidoria

 




Está mensagem foi enviada via site para a ouvidoria e tem as seguintes informações:

Enviado por: Ralf Rickli
Email: rr@tropis.org
DDD: 11
Telefone: 8552-4506
Assunto: Crítica
Usuário: Comunidade

------------------------------------- Mensagem -------------------------------------


Triste. Sua faculdade está fazendo um papel ao mesmo tempo violento e ridículo, ao PREJUDICAR UMA VIDA como punição por um sustinho no seu patrimônio - tão "inho" que em um dia já estava resolvido. Prova de o quanto a ação do aluno foi criativa e BEM focalizada, CONSIDERADO O CONTEXTO (denúncia da subordinação do conceito de arte aos valores da burguesia). Note-se que não sou pixador, sou pedago, educador há 32 anos e escritor. Convido a que leia minha manifestação completa no meu blog, em http://pluralf.blogspot.com/2008/07/o-transgredir-burgus-cmico-por-ridculo.html Se os senhores tiverem um MÍNIMO conhecimento de História, saberão o julgamento dela será equivocamente favorável ao estudante Augustaitiz, e não aos senhores. A menos que ainda tenham a humildade e bom-senso de voltar atrás em sua PROFUNDAMENTE MESQUINHA decisão!!!

Fri, 18 Jul 2008 10:49:00 -0300

20 julho 2008

O povo brasileiro em cena como é: Dercy Gonçalves pra fazer pensar

Neste momento mil pessoas falarão mil coisas sobre a carreira de Dercy Gonçalves,
que acaba de se retirar depois de 81 anos em cena e 101 na vida
- mas, pretensioso como sou, duvido que alguém mais vá dizer o que direi aqui:
 
Ninguém de nós que acredite ter alguma coisa a ver com teatro e com educação no Brasil tem o direito de ignorar a biografia dessa mulher - sobretudo porque, gostemos ou não, ela foi o povo brasileiro em cena - do jeitão como é no à-vontade do barraco, sem retoques ideológicos nem para a esquerda nem para a direita.
 
"Conhecida por seu humor debochado e pelos palavrões, Dercy Gonçalves tornou-se sinônimo de improviso e irreverência. Nascida Dolores Costa Gonçalves, em Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro, adotou em 1927 o nome artístico de Dercy Gonçalves para tentar a carreira de cantora. Três anos antes, havia fugido de casa, onde morava com o pai e com seis irmãos, abandonados pela mãe que não se conformava com uma traição do marido."
(Do texto biográfico publicado no UOL, que se encontra inteiro em http://televisao.uol.com.br/ultnot/2008/07/19/ult4244u1198.jhtm )
 
E mais não direi sobre a Dercy. Importa agora é voltar a olhar para as novas Dercys (e possíveis 'Dércios') que continuam aí, país afora.
 
Ou não?

Reprodução

Dercy Gonçalves nos anos 30
 
................................................
Ralf Rickli • arte em idéias, palavras & educação
http://ralf.r.tropis.org • (11) 8552-4506
• • • SOMOS TODOS ÍNDIOS ! • • •